A cidade do Rio de Janeiro passa por importantes mudanças estruturais nos Sistemas de Transporte Público e Viário, com a construção da Linha 4 do metrô e do novo sistema de transporte , o BRT ( Bus Rapid Transit), composto por 4 (quatro) corredores de ônibus de grande capacidade, interconectando os bairros da zona oeste, legado dos eventos que serão realizados Copa do Mundo de 2014 , Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016™.
A atual rede metroferroviária da Região Metropolitana do Rio de Janeiro é composta por 230 km de trilhos com 107 estações ferroviárias e 46,2 km de trilhos com 26 estações metroviárias, e será acrescida de 14 km de extensão de metrô, com seis estações passando a conectar os bairros da Zona Oeste com os bairros da Zona Sul e o Centro.
A implantação de um novo sistema de corredores de ônibus, com os 4 (quatro) projetos de BRT’s – TransOeste, TransCarioca, TransBrasil e TransOlímpica – aumentará a conectividade e acessibilidade da atual rede de alta capacidade em 153 km com novas 131 estações.
A construção desse novo sistema de transporte de massa, interconectando dezenas de bairros da Zona Oeste, Zona Norte , Centro e Baixada Fluminense, como legado dos eventos que serão realizados Copa do Mundo de 2014 , Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016™, beneficiará mais de 10 milhões de pessoas, distribuídas em 20 Municípios, que passarão a ter novas opções de escolha para seus deslocamentos.
O MobiRio tem como objetivo principal servir de elo entre esses diferentes atores do sistema de transporte público na Região Metropolitana no Rio de Janeiro, permitindo pela primeira vez a definição de uma rede de transportes única e integrada. Só o estudo e planejamento dela, de maneira conjunta, permitirá o aumento de sua eficiência e a melhoria da mobilidade urbana na região.
A informação é crucial e estratégica para promover o aumento da demanda por transporte público ao invés do transporte individual e assim poder diminuir os congestionamentos causados pelo excesso de automóveis nas ruas e a perda de qualidade de vida nas cidades
A Escola Politécnica da UFRJ, antiga Escola de Engenharia da UFRJ, antiga Escola Nacional de Engenharia, tem sua trajetória ligada à própria história do desenvolvimento científico, tecnológico e cultural brasileiro. Sua origem remonta a 1792, sendo o primeiro curso regular de engenharia das Américas e o mais antigo curso superior do País.
Ao abraçar a idéia do MobiRio – desenvolvido como projeto final de graduação do aluno Pedro Paulo Silva de Souza, do curso de Engenharia Civil – a Escola reafirma sua importância em campos muito além do meio acadêmico, prestando um serviço à cidade e à comunidade como um todo.
MAPA ESQUEMÁTICO DA REDE EM 2016
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