quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Nova Rede de Transporte Público do Rio

A cidade do Rio de Janeiro passa por importantes mudanças estruturais  nos Sistemas de Transporte Público e Viário, com a construção da Linha 4 do metrô  e do novo sistema de transporte , o  BRT ( Bus Rapid Transit), composto por 4 (quatro)  corredores de ônibus de grande capacidade, interconectando os bairros da zona oeste, legado dos eventos que serão realizados Copa do Mundo de 2014 , Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016™.
A atual rede metroferroviária da Região Metropolitana do Rio de Janeiro é composta por 230 km de trilhos  com 107 estações ferroviárias e 46,2 km de trilhos com 26 estações metroviárias, e será acrescida de 14 km de extensão de metrô, com seis estações passando a conectar os bairros da Zona Oeste com os bairros da Zona Sul e o Centro.
A implantação de um novo sistema de corredores de ônibus, com os 4 (quatro) projetos de BRT’s – TransOeste, TransCarioca, TransBrasil e TransOlímpica – aumentará a conectividade e acessibilidade da atual rede de alta capacidade em 153 km com novas 131 estações.
A construção desse novo sistema de transporte de massa,  interconectando dezenas de bairros da Zona Oeste, Zona Norte , Centro e Baixada Fluminense, como legado dos eventos que serão realizados Copa do Mundo de 2014 , Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016™, beneficiará mais de 10 milhões de pessoas, distribuídas em 20 Municípios, que passarão a ter novas opções de escolha para seus deslocamentos.


MobiRio tem como objetivo principal servir de elo entre esses diferentes atores do sistema de transporte público na Região Metropolitana no Rio de Janeiro, permitindo pela primeira vez a definição de uma rede de transportes única e integrada. Só o estudo e planejamento dela, de maneira conjunta, permitirá o aumento de sua eficiência e a melhoria da mobilidade urbana na região.
A informação é crucial e estratégica  para promover o aumento da demanda por transporte público ao invés do transporte individual e assim poder diminuir os congestionamentos causados pelo excesso de automóveis nas ruas e a perda de qualidade de vida nas cidades
A Escola Politécnica da UFRJ, antiga Escola de Engenharia da UFRJ, antiga Escola Nacional de Engenharia, tem sua trajetória ligada à própria história do desenvolvimento científico, tecnológico e cultural brasileiro. Sua origem remonta a 1792, sendo o primeiro curso regular de engenharia das Américas e o mais antigo curso superior do País.
Ao abraçar a idéia do MobiRio – desenvolvido como projeto final de graduação do aluno Pedro Paulo Silva de Souza, do curso de Engenharia Civil – a Escola reafirma sua importância em campos muito além do meio acadêmico, prestando um serviço à cidade e à comunidade como um todo.

MAPA ESQUEMÁTICO DA REDE EM 2016
www.facebook.com/mobiRio



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